Se os contribuintes apresentarem nas Finanças um pedido para nova avaliação das casas até 31 de dezembro, obterão poupanças no IMI já em 2020.

Desde o início do ano, mais de 26 mil portugueses simularam o valor justo de IMI a pagar pelas suas casas. Destes, “sete em cada 10 confirmaram que estão a pagar imposto a mais”, revela a associação de defesa do consumidor.

A média das poupanças reveladas pelo simulador é de 78 euros. A poupança média mais elevada ocorre no distrito de Faro (90 euros). Destacam-se ainda os distritos de Setúbal, Vila Real, Santarém, e ainda o arquipélago dos Açores, com poupanças acima dos 80 euros.

poupança imi - deco

Em Lisboa, a poupança média é de 80 euros, enquanto no Porto é de 79 euros. O distrito onde a poupança é menor é Bragança (55 euros).

O preço do metro quadrado aumentou a 1 de janeiro de 2019, de 603 euros para 615 euros. “No entanto, as Finanças não atualizaram esta parcela (que influencia o cálculo de IMI) em todos os imóveis”. A Deco disponibiliza um simulador para o efeito – www.paguemenosimi.pt, que foi atualizado para que os contribuintes possam confirmar se estão a pagar o valor justo de IMI.

Se os contribuintes apresentarem nas Finanças um pedido para nova avaliação das casas antes de 31 de dezembro, estes proprietários obterão poupanças no IMI já em 2020.

 Afonso Vilela - Mrk & Web Design - ©2024 

Log in with your credentials

Forgot your details?